A CASA DOS VARAIS

A QUINTA DOS VARAIS, está situada na margem esquerda do rio Douro, na freguesia de Cambres, concelho de Lamego. Foi até ao ano de 1773 um prazo do Convento de Salzedas ao qual  pagava anualmente um fôro em vinho da região.

Este facto prova a antiguidade da cultura da vinha nesta propriedade, situada no coração da antiga Zona dos Vinhos de Feitoria – conforme demarcação de 1761.

Desde a década de 80 que a QUINTA DOS VARAIS tem “sofrido” várias transformações, quer na área da viticultura (mecanização das parcelas de vinha e selecção de castas), como na da vinificação (adaptação dos lagares de pedra, mais funcionalidade, etc.) e quer também na área do Turismo de Habitação. Esta actividade tornou-se um complemento á actividade agrícola e foi iniciada na casa solarenga do séc. XVIII, mais recentemente adaptou-se uma pequena casa típica da região, em xisto e piscina privativa.

Foi igualmente nesta década que se iniciou a comercialização do vinho de mêsa, sendo o branco o primeiro a ser lançado no mercado. Proveniente das castas Malvasias Fina, Viosinho e Códega. Vinificado pelo processo de bica-aberta, controlo de temperatura da fermentação.

Já na década de 90 é iniciada a comercialização do tinto, proveniente das castas Tourigas Nacional e Franca e Tinta Roriz, vinificado em lagares de pedra com pisa manual. Após fermentação maloláctica estagia em barricas de Carvalho.

Actualmente a proprietária da QUINTA DOS VARAIS é Dona Lúcia de Castro Girão descendente de uma já longa e contínua geração de proprietários de várias quintas na região do Douro. Desde a plantação do bacelo até ao arrolhamento das garrafas de vinho é um longo e apaixonante processo executado na QUINTA DOS VARAIS sob a responsabilidade do filho da proprietária o vitivinicultor J. Girão de Azeredo.

Recentemente, numa investigação levada a cabo pelo Dr Altino Moreira Cardoso, veio a saber-se que a Quinta dos Varais terá sido a primeira propriedade comprada, no Douro, pelos Monges de Cister, e que por volta do ano 1142, terá sido aqui feito o primeiro “Vinho Cheirante de Lamego”, hoje conhecido como Vinho do Porto!

 (ver artigo completo) www.tribunadouro.com, 14-08-2012

CONHEÇA AS ORIGENS E HISTÓRIA DA CASA DOS VARAIS